Browsing Archive: dezembro, 2015

O que estão fazendo no Açude Grande de Campo Maior?

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, dezembro 29, 2015, In : notícias 

Essa é uma pergunta que muitos estão fazendo e muitos estão respondendo por si mesmos, sem base nenhuma. Sabemos que todos nós, como cidadãos campomaiorenses, queremos ver nosso Açude limpo e apto ao uso em mais diversas formas, principalmente no tocante ao lazer através do banho, da prática de esportes aquáticos, etc... contribuindo com o desenvolvimento do nosso turismo.

Queremos através deste breve texto mostrar uma visão técnica limitada (por não ter sido feitos estudos, t...


Continuar lendo...
 

Período de janeiro a novembro de 2015 tem recorde de calor no mundo

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, dezembro 21, 2015,


As temperaturas do mundo entre janeiro e novembro bateram recordes de calor, o que permite antecipar que o ano de 2015 será o mais quente da História moderna, anunciaram nesta quinta-feira especialistas da administração americana oceânica e atmosférica (NOAA).

O mês de novembro foi o mais quente desde que se começou a fazer este registro em 1880 e é o sétimo mês consecutivo com registro de um recorde de temperaturas, destacou a NOAA em seu relatório mensal sobre o clima.

A temperatu...


Continuar lendo...
 

COP 21: representantes de 195 países aprovam acordo global do clima

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, dezembro 14, 2015,

A plenária da COP 21, a cúpula do clima de Paris, aprovou neste sábado (12) o primeiro acordo de extensão global para frear as emissões de gases do efeito estufa e para lidar com os impactos da mudança climática.

O acordo determina que seus 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”.

Aprovado por aclamação – A aprovação ocorreu com a...


Continuar lendo...
 

Eletricidade é o setor campeão na emissão dos gases do efeito estufa

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, dezembro 8, 2015,

As emissões dos gases do efeito estufa colocam o mundo em risco e causam as mudanças climáticas que afetam toda a fauna e flora do planeta, além de gerar eventos de secas e chuvas mais drásticos. Mas você sabe quais são os setores econômicos que mais geram esses gases? Se você pensou na indústria, pense de novo.

No ranking mundial de atividades econômicas que produzem os gases do efeito estufa, a eletricidade e o aquecimento são os campeões. A queima de carvão, gás natural e pet...


Continuar lendo...
 

Humanidade pode ficar sem oxigênio com aumento da temperatura, diz estudo

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, dezembro 3, 2015,

Com um aumento de 5°C da temperatura global, a humanidade poderia ficar sem oxigênio, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (1º), à margem da Conferência do Clima de Paris (COP-21), embora esse cenário possa ser evitado pelas medidas tomadas pela comunidade internacional.

“Nós identificamos uma outra possível consequência das alterações climáticas que podem ser potencialmente mais perigosas do que todas as outras”, explicaram dois pesquisadores da Universidade de...


Continuar lendo...
 

Pesquisa da UFPI estuda veneno do sapo para tratamento contra o câncer

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, dezembro 1, 2015,
Rhinella jimi (sapo cururu) encontrado no Piauí também será pesquisado (Foto: Divulgação/UFPI)

Uma pesquisa desenvolvida por um professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é mais uma esperança na busca pelo tratamento e a cura de alguns tipos de câncer. Os estudos são desenvolvidos com o veneno dos sapos e, segundo os pesquisadores, já foi possível encontrar grande potencial na substância produzida pelos anfíbios.

A pesquisa é encabeçada pelo professor doutor Gerardo Magela e foi iniciada há cerca de quatro anos, quando o piauiense ainda lec...


Continuar lendo...
 
 

Tags

Categorias