Browsing Archive: julho, 2015

Mesmo com política de resíduos, 41,6% do lixo tem destino inadequado

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, julho 29, 2015,
Fumaça do lixão prejudica população de São Fernando (Foto: Marcílio de Araújo/G1)

Mesmo com o fim do prazo para a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2014, a situação do destino do lixo no Brasil pouco mudou. Se, em 2013, 41,7% do lixo era depositado em locais considerados inadequados (lixões e aterros controlados), em 2014, essa parcela foi de 41,6% – redução de apenas 0,1 ponto percentual.

Nos últimos 11 anos, o aumento da geração de lixo no país foi muito maior do que o crescimento populacional. De 2003 a 2014, a geração de lixo...


Continuar lendo...
 

Apicultor da Bahia cria combustível feito de mel

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, julho 28, 2015,


Numa experiência inédita no Brasil, um apicultor de Vitória da Conquista (BA) desenvolveu o combustível etanol do próprio carro a partir do mel de abelha, antes descartado durante o processo de controle de qualidade do produto.

A descoberta do apicultor Luiz Jordans Ramalho Alves é o desdobramento de uma pesquisa que tinha por finalidade o melhor aproveitamento do mel de descarte para produção de álcool alimentício (ou nobre), usado para fazer cachaça ou aguardente de mel.

Segundo o ...


Continuar lendo...
 

Esgoto tratado favorece agricultura e poupa água para consumo, mostra estudo

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, julho 27, 2015,


O emprego da água de esgoto tratado (efluente) na agricultura aumenta a produtividade, segundo estudo do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadores testaram, durante 15 anos, as vantagens do uso dessa água, que contém minerais e nutrientes como nitrogênio e fósforo, importantes no desenvolvimento das plantas.

Para o professor de geoquímica e ambiente da USP Adolpho Melfi, a água usada atualmente na irrigação das lavo...


Continuar lendo...
 

Cidade holandesa será a primeira do mundo com uma estrada feita com plástico reciclado

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, julho 14, 2015,

A Holanda pode se tornar o primeiro país do mundo a pavimentar suas ruas com garrafas plásticas, após a prefeitura da cidade de Roterdã afirmar que está considerando implantar um novo tipo de cobertura para suas ruas, considerado por seus criadores como uma alternativa mais sustentável ao asfalto.

A empresa VolkerWessels apresentou na sexta-feira (10) os planos para uma superfície feita inteiramente com plástico reciclável, que precisaria de menos manutenção do que o asfalto e poder...


Continuar lendo...
 

Acordo Brasil-EUA pode possibilitar expansão de energia limpa

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, julho 13, 2015,


A organização não governamental (ONG) WWF informou hoje (30) que o compromisso assumido pelo governo brasileiro, no acordo bilateral com os Estados Unidos, de aumentar para 20% a geração de energia elétrica por fontes renováveis, que não hidrelétricas, pode criar uma possibilidade de expansão de geração solar, eólica e de biomassa no país.

O anúncio é importante, porque cria uma possibilidade de exploração do imenso potencial brasileiro, de acordo com comunicado da ONG.

Ela di...

Continuar lendo...
 

Desperdício de água no país equivale a seis Cantareiras, diz instituto

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, julho 9, 2015,


Além de despejar todo dia o equivalente a 5.000 piscinas de esgoto em seus rios, o Brasil desperdiça, por ano, um volume de água que corresponde a seis sistemas Cantareira. As comparações foram apresentadas, nesta quarta-feira (8), pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O instituto é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), formado por empresas com interesse nos avanços do san...


Continuar lendo...
 

Mundo deve reduzir poluição para salvar vida marinha, diz estudo

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em sexta, julho 3, 2015,

Se não for controlado, o aquecimento global vai causar danos irreversíveis para a vida marinha nos oceanos do mundo, forçando peixes a buscarem águas mais frias e destruindo valiosos recifes de coral – afirmou um estudo internacional publicado na quinta-feira (2).

Manter as temperaturas médias globais no limite de dois graus Celsius acima da temperatura pré-industrial é a única maneira de evitar os piores efeitos da mudança climática sobre os oceanos da Terra, que fornecem 90% do e...


Continuar lendo...
 

Sustentabilidade, uma forma inteligente de investimento

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, julho 1, 2015,

Pacto Global + 15: Negócios como uma força para o bem.

A comunidade empresarial e o setor privado podem fazer a diferença na nova agenda de sustentabilidade que está sendo formulada pelos Estados-membros das Nações Unidas, declarou na quinta-feira, 25 de junho, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o evento Pacto Global + 15: Negócios como uma força para o bem.

O encontro na Assembleia Geral, em Nova York, celebrou o 15º aniversário do Pacto Global da ONU, uma iniciativa cr...


Continuar lendo...
 
 

Tags

Categorias