Browsing Archive: novembro, 2015

Amazônia perdeu superfície equivalente ao Reino Unido entre 2000 e 2013

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, novembro 26, 2015,

A Amazônia perdeu entre 2000 e 2013 um total de 222.249 quilômetros quadrados de florestas, uma superfície equivalente ao território do Reino Unido, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pela Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG).

Em parceria com o Instituto do Bem Comum peruano (IBC), a RAISG apresentou um estudo que analisa o desmatamento em toda a Amazônia a fim de “dar visibilidade à situação social e ambiental” do local e que ser...


Continuar lendo...
 

Brasil e Venezuela estão entre países com mais vítimas de desastres naturais

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, novembro 24, 2015,

Brasil e Venezuela estão entre os países do mundo com maior número de pessoas afetadas nos últimos 20 anos por desastres naturais relacionados ao clima, mostrou um estudo publicado nesta segunda-feira pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR).

Em função do número de falecidos neste tipo de desastres, comparado proporcionalmente ao número de habitantes, a Venezuela aparece como o segundo país mais afetado entre 1995 e 2015, abaixo somente de Mianmar, c...


Continuar lendo...
 

Primeiros 10 meses de 2015 são os mais quentes registrados, diz relatório

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, novembro 19, 2015,

Os primeiros dez meses de 2015 foram os mais quentes da história moderna, informaram nesta quarta-feira (18) cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), órgão do governo americano. O mês de outubro isoladamente também bateu o recorde de temperatura registrado para o mês.

“A temperatura global média nas superfícies terrestres e oceanos em outubro de 2015 foi a mais alta para esse mês desde que teve início o registro em 1880″, indicou ...


Continuar lendo...
 

Emissão de carbono cai em 11 membros do G20, mas sobe no Brasil

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, novembro 11, 2015,
Relatório traz opções para limitar as emissões dos gases de efeito estufa (Foto: Frank Augstein/AP)

As emissões de gases causadores do efeito estufa estão diminuindo em 11 das 20 maiores economias do mundo, em uma guinada no enfrentamento às mudanças climáticas, mostrou um estudo nesta terça-feira (10).

O Brasil, no entanto, está no grupo de países do G20 com aumento de emissões, segundo relatório elaborado por uma nova organização de cientistas e outros especialistas chamada Climate Transparency.
De acordo com o estudo, 15 membros do G20 testemunharam um grande crescimento na ene...


Continuar lendo...
 

Brasil desmata equivalente a um pequeno país a cada quatro anos, diz OCDE

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, novembro 5, 2015,
Imagem de 14 de outubro deste ano mostra árvore solitária em área devastada pelo desmatamento ilegal na área de floresta amazônica no estado do Pará (Foto: Raphael Alves/AFP)

Brasil tem feito grandes progressos em matéria de meio ambiente. Reduziu a extração ilegal de madeira, tem uma política ambiental severa e um sistema de alto nível para controlar esta política, mas ainda desmata uma área similar ao território de Israel a cada quatro anos.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório para analisar o desempenho das políticas de proteção ambiental no Brasil, no qual apontou que, apesar de melhorias vis...


Continuar lendo...
 

Jovens criam dispositivo que usa luz solar para carregar celular

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, novembro 3, 2015,
Dispositivo carrega aparelhos eletrônicos através da luz do sol (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Nada de tomadas. Foi usando papelão, uma placa solar e um circuito USB que 15 jovens do 2º ano do ensino médio de uma escola em Rio Branco criaram um carregador de celular movido à luz do sol. O projeto foi desenvolvido durante o programa Miniempresa, realizado pela organização não governamental (ONG) Junior Achievement Pernambuco no Acre.

O dispositivo capta a luz solar, transforma em energia elétrica e passa para o aparelho eletrônico através de um cabo USB. O primeiro protótipo l...


Continuar lendo...
 
 

Tags

Categorias