Browsing Archive: setembro, 2015

Brasil perde 1,8% de suas florestas em dois anos, diz IBGE

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, setembro 28, 2015,

O Brasil perdeu 1,8% de suas florestas entre 2010 e 2012, segundo dados divulgados na última sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, o país tinha 3,26 milhões de km² de vegetação florestal, enquanto em 2012, essa área caiu para 3,2 milhões de km², uma perda de quase 60 mil km² em apenas dois anos.

Nesses dois anos, houve a reposição de 204 km² de florestas, mas o desmatamento foi quase 300 vezes maior: 59,4 mil km². A perda da veget...


Continuar lendo...
 

ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, setembro 23, 2015,

Várias comunidades indígenas da América Latina figuram entre os ganhadores do prêmio Equator 2015, segundo anunciou nesta segunda-feira (21) a ONU, que distingue com este prêmio iniciativas cidadãs para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e conter os efeitos da mudança climática.

Entre os ganhadores figuram grupos da Colômbia, Bolívia, Brasil, Belize e Honduras, que receberão um prêmio de US$ 10 mil e que poderão enviar representantes a uma reunião comunitária que será ...


Continuar lendo...
 

Grupo constrói barco ecológico com garrafas pet para tirar lixo do mar

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, setembro 21, 2015,


Uma embarcação ecológica feita com 820 garrafas de plástico chamou a atenção de banhistas que passavam pela praia de Santos, no litoral de São Paulo, na tarde do último sábado (19). O barco levou cerca de dois meses para ser construído e foi utilizado para recolher lixo do mar.

A iniciativa partiu de um grupo de voluntários e escoteiros da Fundação Marlim Azul. Para construir a embarcação, os jovens fizeram uma campanha de preservação ambiental e arrecadaram os materiais que p...


Continuar lendo...
 

Planeta terá temperaturas muito elevadas em 2015 e 2016, diz relatório

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quinta, setembro 17, 2015,


O aquecimento global, associado a fenômenos naturais como El Niño, provocará temperaturas muito elevadas em 2015 e 2016, afirma um relatório publicado nesta segunda-feira (14) pelo serviço meteorológico britânico (Met Office).

“É muito provável que 2014, 2015 e 2016 estejam entre os anos mais quentes já registrados” no planeta, disse Rowan Sutton, professor do Centro Nacional de Ciências Atmosféricas.

Sutton acredita ainda que o aquecimento global voltará a se acelerar, após u...


Continuar lendo...
 

Uso de resíduos minerais reduz custo da indústria e ajuda o meio ambiente

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, setembro 8, 2015,

Pesquisas do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sugerem que a indústria nacional pode se beneficiar da utilização de resíduos provenientes de rochas ornamentais e minerais para fabricação de armação de óculos e tubetes (recipientes biodegradáveis) usados para fixação de mudas de plantas no solo.

Essas inovações tecnológicas, que estão sendo patenteadas no Instituto Nac...


Continuar lendo...
 

Cerca de 90% das aves marinhas têm plástico no organismo, diz estudo

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em terça, setembro 1, 2015,
Atobá-de-pé-vermelho é fotografado na Ilha Christmas, da Australia; poluição dos oceanos está pondo em risco as aves marinhas (Foto: CSIRO/Divulgação)

A quantidade de lixo no oceano tem colocado em risco as aves marinhas do mundo. Um estudo conduzido por pesquisadores do Imperial College London e da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade da Austrália (CSIRO) concluiu que cerca de 90% das aves marinhas têm plástico em seu organismo atualmente.

Cientistas preveem que que esse percentual chegará a 99% até 2050, segundo a pesquisa publicada nesta segunda-feira (31) na revista científica Proceedings of the Nati...


Continuar lendo...
 
 

Tags

Categorias