Browsing Archive: março, 2016

Metade da população mundial poderá ter dificuldades para obter água em 2030

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, março 28, 2016,

Se os atuais níveis de consumo e de poluição da água continuarem, é possível que metade da população mundial enfrente dificuldades para obter o recurso natural em 2030.

O alerta é do Painel Internacional de Pesquisa, ligado ao Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Meio Ambiente, Pnuma. Vários fatores podem aumentar de forma dramática a demanda por água: aumento da urbanização e da população, mudança climática e consumo de alimentos.

Custos

Se a tendência a...


Continuar lendo...
 

Estudantes mostram no DF soluções criativas para reciclagem

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em segunda, março 21, 2016,

Imagine poder recarregar uma pilha alcalina comum 20 vezes. Ou quem sabe ter nas embalagens dos produtos um selo que identifique em qual cor de lata de lixo reciclável aquele material deve ser descartado. Já pensou em depositar latinhas ou caixinhas de suco em um coletor e ganhar pontos que podem ser trocados por ingressos no cinema ou por sanduíches em lanchonetes? As soluções foram apresentadas, em Taguatinga, cidade a 20km de Brasília, no Torneio de Robótica First Lego League, promo...


Continuar lendo...
 

Ambiente insalubre está por trás de 23% das mortes no mundo, diz OMS

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, março 16, 2016,

Quase um quarto das mortes registradas no mundo têm causas relacionadas a fatores ambientais como poluição do ar, água e solo, exposição a químicos, mudanças climáticas e radiação ultravioleta segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um relatório da OMS, publicado nesta terça-feira (15), estima que em 2012 12,6 milhões de mortes se deveram a esses fatores de risco, que provocam uma centena de doenças ou traumas nos humanos.

A OMS, que havia elaborado um primeiro quadro do...


Continuar lendo...
 

Brasil inaugura primeira usina solar flutuante do mundo em lago de hidrelétrica

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, março 9, 2016,

O primeiro projeto-piloto no mundo, de exploração de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas, com uso de flutuadores, foi lançado na sexta-feira (4) na Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a iniciativa já foi implementada em outros países, mas em reservatórios comuns de água. No caso do Brasil, a engenharia será utilizada nos lagos das hidrelétricas, permitindo aproveitar as sub-estações e as...


Continuar lendo...
 

DiCaprio leva o meio ambiente ao Oscar

Postado por DIEGO RIBEIRO CHAVES em quarta, março 2, 2016,

No último domingo (28), o ator norte-americano Leonardo DiCaprio finalmente ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho no filme "O Regresso". Foi sua primeira estatueta após cinco nomeações em anos anteriores. Com elegância, o ator subiu ao palco para agradecer a todos, desde o diretor de elenco que o escalou em seu primeiro filme aos colegas de elenco e equipe do filme. E também aproveitou seu discurso para falar sobre um tema: as mudanças climáticas.

Como pode ser visto aos 1:30 ...

Continuar lendo...
 
 

Tags

Categorias